Páginas Sobre

sexta-feira, 17 de dezembro de 2021

Observações Sobre o Caos

A exemplo do experimento de Edward Lorenz o qual a menor variação de arredondamento cria maiores diferenças a medida da distância radial de tempo por serem ondas, todavia dentro de um fluxo maior essa diferença pode apresentar menor intensidade que uma diferença maior num período pequeno. A medida da complexidade de um sistema é a medida de sua imprevisibilidade ainda que dentro dos limites de certos padrões de regularidade. Isso tem haver com a dinâmica desses sistemas. Porém, assim como possam haver tormentas que possam se dispersar o fluxo determinado pela entropia sempre aumenta (em complexidade e dinâmica) o que sinaliza um padrão de orientação do caos que a exemplo de adventos podem ser maior que meros atratores. Assim como sistemas funcionam com padrões de regularidades de eventos demonstrando aspectos similares aos atratores, o fluxo da entropia também demonstra padrões de atração que confluem a um sistema ainda maior e a princípio de harmonização, porém, além do horizonte de realidade do tempo presente. A seta do tempo na física é um exemplo claro de que caso esse fluxo, a entropia, não fosse contínuo e forte o bastante a seta do tempo poderia ser facilmente revertida, alterada ou adulterada indicando que mesmo o caos em toda suas variáveis seguem um rumo, ritmo e direção, logo, postulando limites e padrões ao próprio caos. Mesmo que não anule o livre-arbítrio este se submete as mesmas leis e limites determinados pela física mediante a intensidade e circunstância. Todavia, quando alterações crescentes e constantes ao excederem ciclos naturais ou físicos se tornam constantes demonstra um desequilíbrio maior dentro de um sistema, ou mesmo no fluxo de entropia, sendo discernível mediante a analise dos fatores e forças que no conjunto tal influi, a exemplo do aquecimento global. Um indivíduo sozinho seria incapaz de geral tais mudanças, mas apenas a soma de inúmeros outros fatores.

Esse fluxo é autodeterminante a própria forma do universo que pode não ser curvo, mas esférico. Porém, possivelmente pode apresentar ranhuras e ondulações que soem como tal, tanto no espaço ou tempo. Caso essa inconstância ou ranhura dimensional seja no tempo dois foguetes em trajetos paralelos e velocidades iguais deixaria um para trás, caso no espaço eles se afastariam lateralmente. Todavia não seriam ambos determinantes a ranhuras e ondulações ou uma curva intrínseca ao mesmo.

Assim sabemos que o caos como modo de organização podem ser definidos em três tipos, a dos eventos, sistemas e da entropia o qual similarmente os efeitos denotam começo e fim. Sendo assim essa forma de fluxo de eventos podem igualmente constituir direcionamento de eventos ou sistemas predeterminados. Pois assim como um sistema torna preditivo com certa regularidade alguns eventos, o mesmo podemos dizer sobre a entropia a exemplo de seu aumento. Isto pois eventos estão dentro de sistemas e sistemas dentro da entropia, mesmo que os primeiros possam se afetar ou destruir-se o mesmo é impossível ao terceiro.

Trecho do livro "Verbogonia do Filoversismo" de William Fontana.

Gostou? Comente, compartilhe, siga e clique nas propagandas para auxliar o autor! Não aceitem imitações, custam caro ao trabalho do autor!

Nenhum comentário:

Postar um comentário