Páginas Sobre

segunda-feira, 14 de novembro de 2016

Parábola Para Reflexão

Após entrar numa crise existencial, passei a questionar meus dons e minha busca, assim resolvi partir numa viagem por uma vasta extensão de flores tropicais. Ao caminhar por uma longa trilha encontrei a seu fim um sábio que morava numa casinha humilde, em meio a floresta. Ao parar contar sobre quem era perguntei a ele como sair dali, aí ele me perguntou respondendo:
- Depende do que queira, o caminho do que queres te levará a um lugar.
Perplexo, indaguei exultante:
- O que querer?
Assim ele então me respondeu:
- Queira mentes e corações, não corpos, pois o corpo envelhece, a mente e os sentimentos não;
Queira ideias, não matéria, pois as ideias nunca morrem, a matéria erode, apodrece e vira pó;
Queira valor, não preço, pois um apenas é comércio, o valor é virtude;
Queira qualidade, não quantidade, pois mais vale o pouco com qualidade do que o muito sem;
Queira ser o melhor, não o maior, pois nem sempre o que é maior é o melhor, mas o que é melhor superar o que não é;
Queira ter reconhecimento, não ficar famoso, pois um apenas é a medida de seu talento outro não;
Queira fazer arte, não indústria, pois a arte é singular o industrializado é mais do mesmo em quantidade;
Queira se pagar, não ficar milionário, pois com um tenho apenas o fruto de meu trabalho outro muito mais do que preciso; 
Mas sobretudo queira a verdade, pois se tudo que quiseres não tenha verdade, tudo não se passou de uma ilusão. 
Trecho de 'Sombras dos Tempos' de Gerson Machado de Avillez.

Nenhum comentário:

Postar um comentário