Páginas Sobre

domingo, 6 de fevereiro de 2022

O Universo e As Interpretações Humanas


Supomos haver uma cachoeira alta num lugar de origem inacessível, o homem da antiguidade e o místico diria ser a fonte da casa dos deuses, onde a água lavaria a alma. A ciência diria ser resultado de reservatórios pluviais mediante ciclos hídricos dos quais a umidade local permite a continuidade constante da queda d'água. A medicina graças as propriedades dos minerais donde a água fica esta teriam propriedades pertinentes a saúde a determinados tipos de males, enquanto cristãos veriam nela um bom lugar para se batizar, fotógrafos notariam a beleza natural e ecologistas diriam sobre a importância de preservar os biomas e a biodiversidade ante reservatórios incomuns como este. O geólogo veria nisso a oportunidade perfeita para tirar amostras minerais e de água, os químicos analisariam as propriedades moleculares da água e biólogos sobre a possibilidade de descobrir novos microrganismos, mas o capitalista uma forma de explorar financeiramente a fonte em todos esses fins.

O capitalista vê na ciência e conhecimento um gado do qual tudo se a aproveita e lucra, o cientista deseja respostas e resolver problemas, o sociólogo tornar a sociedade melhor, o filósofo a verdade, o religioso transcendência, o marqueteiro se promover, o psicopata usar como arma e modo de poder. Da ciência se cria ferramentas que consertam e constroem, remédios que curam ou alivia, aparelhos e tecnologias que facilitam e dão segurança, mas as armas que trazem medo, destruição e morte necessitando ao mesmo para se defender.

A fonte do conhecimento se extrai inteligência, sabedoria, tecnologias ou artes, mas também exploração. Uns podem represar para energia, canalizar para lares, engarrafar para vendas, enlatar para indústria, porém, mediante a densidade e fluxo pode mudar a realidade, positiva ou negativamente mediante o uso. Certamente os maus e exploradores sempre a poluirão e destruirão.

O universo e seus eventos e fenômenos existem por si mesmo, o ser humano descortina tais por meio da criação interpretativa de teorias preditivas pela organização de dados existentes comprovados e que tais teorias se demonstram verdadeiras a medida com que explica e prevê os fenômenos em suas áreas de abrangência. Um exemplo claro pode ser visto entre a diferença de uma mitologia da antiguidade que dá explicação aos fenômenos da natureza por seus deuses até as modernas teorias científicas, a diferença entre as duas está no afastamento do conhecimento dos fatos objetivos e do desalinhamento de dados em tais ideias, como a exemplo da loucura. O ser humano não inventa os fenômenos e seus eventos no universo, mas as ideias que os expliquem, no máximo a validar uma teoria que leva a aplicação de tal teoria que consumada pode levar ao desenvolvimento de tecnologias tanto como respostas e resoluções a problemas, ao contrário das mitologias o qual os rudimentos afim de inferir nos eventos e fenômenos levavam estes aos rituais de culto, sendo de sacrifício ou fertilidade contra qualquer validade prática comprovada. 

Todavia, mesmo tais teorias científicas podem ser incompletas a medida que avança a descoberta de novos fenômenos e eventos que possam contradizer ela em parte, como das teorias de Newton para a relatividade e a relatividade para e física quântica. Isso pois a ideia do universo não é o universo em si e por isso a medida de seu alinhamento com os fatos torna tais mais explicativas e preditivas tanto como a um práxis, sendo de tecnologias ou práticas que moldem resoluções e melhorias, do método científico em si as teorias políticas.

Assim mesmo aborda a realidade as muitas correntes filosóficas pela organização e interpretação dos dados, por meio sistemas de análise. A filosofia tem muitas vertentes e muitas se emanciparam como ciências assim como outras pseudociências como as baixas filosofias meramente especulativas. Desse modo, dizer que dentre tantas correntes filosóficas de pensamento, a filosofia seja sinônimo igualmente de essência agnóstica é equivocado.


Gostou? Comente, compartilhe, siga e clique nas propagandas para auxiliar o autor! Não aceitem imitações, custam caro ao trabalho do autor!

Nenhum comentário:

Postar um comentário