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quinta-feira, 24 de fevereiro de 2022

O Dilema da Triagem Democrática

Mineiros chilenos presos numa
mina em 2012.

Suponhamos que dada circunstância de adversidade extrema um grupo de pessoas feridas gravemente não possam ser todas atendidas a tempo. Ou mesmo no agravo de estarem isoladas de qualquer socorro a escassez decline a possibilidade de sobrevida a cada minuto transcorrido em proporção ao número de pessoas. Ante a limitação de ar como num túnel desabado quanto maior o número de pessoas menor o tempo de duração do ar. Afim de ganhar tempo até o resgate entram num dilema de triagem democrática de vidas onde por votação perguntam quem quer viver, até o resgate para que posteriormente sejam sorteados quem irá morrer. 

A escolha por viver irá culminar no oposto para alguns destes, mesmo que sem saber quem ou quais, não isentando o crime de homicídio ainda que a responsabilidade fosse apenas da escolha de uma única pessoa. 

Até onde os direitos individuais devem ser atropelados a pretexto do coletivo e um suposto bem maior? Mesmo mediante a flexibilidade maquiavélica do não pessoal atentar a individualidade em seus direitos pessoais, que ausente de volições e desejos particulares seriam justos? Quantas vítimas ou inocentes seriam aprazíveis serem mortas a interesses comuns e quais os limites jurídicos da democracia ante tal circunstância? Mesmo ante o auto sacrifício de alguns pelos demais, não seria suicídio? A vida de uns valem mais que a de alheios? Mesmo ante nenhum deles terem culpabilidade direta passam a ter apenas mediante tal seleção tornando-os culpados e assim contraditoriamente os mais qualificados a serem selecionados a serem mortos! 

Na ausência de distinção judicial dentre indivíduos a misantropia ou necrofilia contexta a discriminação como único critério seletivamente condenatório, corroborando que toda doutrina que condena sem culpa comprovada é condenável comprovadamente apenas a si mesma.

Ou seria mais justo a vítima e inocente ser morta para salvar o culpado no próprio erro em si? Poderia similarmente alguém assim matar, estuprar, torturar e destruir a pretexto da moral e bons costumes de quem supostamente o faria?


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