Páginas Sobre

terça-feira, 28 de maio de 2013

Newton diz adeus

Aterrorizante realmente é constatar um mundo instaurado por uma única visão que compele no demais ser cego, como se somente um olho visse o que quisesse, onde lei é teoria e teoria lei. Porém, quando encontra-se um ponto de descoberta chave o natural de um salto revolucionário científico ocorrer como uma enxurrada de teorias e outras descobertas subsequentes, assim como ocorreram no período de 1825 a 1928 com o advento da mecânica quântica que ao contrário da Relatividade foi gradual e tendo partes de muitos nomes de colaboradores, um verdadeiro ‘leque’ de possibilidades se abrem.
O francês Louis-Victor-Pierre-Raymond, conhecido por Louis de Broglie, por ser 7.º duque de Broglie começou no campo da física originalmente pesquisando sobre os raio x, mas acabou ascendendo a uma disciplina da quântica chamada a mecânica ondulatória a partir de sua tese de doutorado "Recherches sur la théorie des quanta" onde se propõe uma teoria de dualidade a onda-corpúsculo dentro das ondas de elétrons partindo-se dos fundamentos de Max Planck e Einstein sendo comprovada posteriormente em experimentos realizados por Clinton Davisson e Lester Germer em 1927. Abaixo veremos como a mecânica evoluiu sobre o debruçamento dos demais cientistas, teóricos e físicos sobre as descobertas anteriores:

• Wolfgang Pauli propôs o princípio de exclusão sendo consequentemente o fornecedor de uma base teórica que permitiu a concepção da Tabela Periódica.
• Werner Heisenberg junto a Max Born e Pascual Jordan, foram responsáveis por descobrir a chamada mecânica matricial – como era chamado originalmente a mecânica quântica. Levando e elevando a compreensão do movimento de elétrons dentro dos átomos fazendo a anterior ser abandonada em favor de um método sistemático para organizar as linhas espectrais observadas.
• Erwin Schrödinger descobriu a mecânica das ondas, a secundária forma de mecânica quântica que resolveu a equação de Schrödinger sob a concepção da condição de ondas. Unificando as duas teorias de mecânica matricial e a mecânica das ondas numa só de modo funcional.
• Fermi-Dirac demonstrou nos Elétrons um tipo de lei estatística também conhecida como estatísticas de Bose-Einstein, e que as duas classes possuem propriedades fundamentalmente diferentes.
• Heisenberg enunciou o Princípio da Incerteza, que formalizou não somente a condição de estatística como de incerta medição entre movimento e posição.
• A.M. Paulo Dirac desenvolveu uma equação de onda relativística para o elétron que explicou o spin do elétron e previu antimatéria.
• Dirac lançou as bases da teoria quântica de campo, fornecendo uma descrição quântica do campo eletromagnético.
• Bohr anunciou o princípio da complementaridade, um princípio filosófico que ajudou a resolver aparentes paradoxos da teoria quântica, particularmente dualidade onda-partícula.

newtons.gif


Após a descoberta da Relatividade Geral em sua formulação cada vez mais aprimorada a confrontar-se com a Mecânica quântica, os preceitos de Newton parecem cada vez mais se distanciar como paradigmas pertencentes ao passado onde o tempo ganhava valores inflexíveis não diferentes de uma rocha, sendo absoluto. Quando então a descoberta das possibilidades das interações entrópicas com a gravidade numa tendência natural a encontrar-se com a teoria das Cordas, Newton parece definitivamente dizer adeus as concepções absolutistas temporais e de leis meramente locais e superficiais. Mesmo se foi especulado anteriormente que corpos diferentes em queda livre alcançariam a mesma velocidade, conceitos errôneos como estes pouco a pouco foram se dispersando a suceder teorias mais complexas e corretas, mesmo a em detrimento de espaço maior.

"Em velocidades elevadas e gravidades fortes, a física de Newton se desmantela"
Carl Sagan - O Mundo Assombrado pelos demônios

De modo similar que o vento surge do aquecimento ao ar por reações que segue a lei da termodinâmica a suceder-se e precipitar-se sob todo universo, resultantes dos raios emitidos por uma estrela que muito antes da bomba atômica funciona sob os princípios da fissão nuclear interferindo sob os níveis entrópicos e gravitacionais tal como especulados pela relatividade geral de Einstein. A ligação sutil entre o quantum e o macro faz-se presente diante de nossos olhos pelas engrenagens invisíveis que regem o universo, não com um Big Bean newtoniano, mas como o maior engenho flutuante jamais concebido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário