Páginas Sobre

terça-feira, 11 de março de 2014

Concepções da "religião" em O Jogo do Anjo de Carlos Ruiz Zafon

Concepções da "religião" em O Jogo do Anjo de Carlos Ruiz Zafon

Minhas discussões e dialogos sobre os verdadeiros preceitos de religão são colocados no livro 'Ars Ad Speculum', relacinados a fé. Todavia distorções imorais pela sutileza se fazem a exemplo colocado pelo autor Carlos Ruiz Zafon em seu livro 'O jogo do anjo' que trara justamente disso, a criação de uma religião. Abaixo coloco algumas citações do autor em seu livro:

"A inveja é a religião dos medíocres. Ela reconforta, responde às angústias que devoram por dentro. Em última análise, apodrece as almas, permitindo que justifique sua própria mesquinhez e cobiça, até o ponto de pensarem que são virtudes e que as portas dos céus se abrirão para os infelizes como eles, que passam a vida sem deixar outro rastro senão suas toscas tentativas de depreciar os demais, de excluir e, se possível, destruir tem, pelo mero fato de existir, coloca em evidência sua pobreza de espírito, de mente e de valores."
O Jogo do anjo - Carlos Ruiz Zafón

"o incompetente sempre se apresenta como capaz. O cruel, como piedoso. O pecador, como santo. O avarento, como generoso. O mesquinho, como patriota. O arrogante, como humilde.O vulgar, como elegante. E o tolo, como intelectual.(...) Tudo obra da natureza, que longe de ser a figura delicada que os poetas cantam, é uma mãe cruel e voraz que se alimenta das criaturas que vai parindo para continuar a viver."
O Jogo do anjo - Carlos Ruiz Zafón

"Uma das funções de nosso vilão será permitir que adotemos o papel de vítimas e reivindiquemos nossa superioridade moral. Projetamos nele tudo o que somos incapazes de reconhecer em nós mesmos e que demonizamos de acordo com nossos interesses particulares. É a aritimética básica do farisaísmo."
O Jogo do anjo - Carlos Ruiz Zafón


Nenhum comentário:

Postar um comentário