Páginas Sobre

quarta-feira, 23 de março de 2022

Influências Filosóficas e Literárias: A Bíblia Sagrada

Dentre todas as minhas inspirações certamente a mais antiga e também mais influente é a bíblia. Por ter sido a doutrina praticada no lar, a filosofia de vida tecia óbvios paralelos com o livro sagrado. Das experiências pessoais as mais transcendentais e inexplicáveis. Sendo visivelmente o mesmo veio de Tolkien (ou Marx sobre a suposta caridade ao fraco e oprimido) para sua monumental obra. Lá, na bíblia, estão as primeiras referências de viagens no tempo como do livro de Daniel, tanto como os conceitos das profecias, assim como todos arquétipos angelicais ou demoníacos que auxiliam ou assombram o mundo ficcional, tanto como do autor. As referências mais fortes são as críticas aos males que a bíblia aponta, como das incursões e origens de Sodoma e, todo um arcabouço que segue uma linearidade, perpassando da corrupção dos templários ao futuro. Há várias abordagens sobre a cidade de Sodoma, em particular ao exercer perspectivas que (ainda não sendo contraditórias  a bíblia) as revisita buscando enclavinhar-se as propostas condenadas legal e teologicamente por serem totalmente opostas a caridade, humildade e respeito mútuo para com alheios, ao abarcarem a crítica a uma doutrina sexualmente ritual que fanática é imposta a força, por arrogância e autoritarismo. 

Os paralelos do mesmo à vida real do autor, que como vítima não faltam, mesmo que não as mencionarei nesse contexto. O que nesse aspecto faćo é recontar a história humana ao ser visitada no passado por personagens próprios, bons ou maus, ainda que em determinados pontos tenha muito receio abordar por reverência evidente, levando maior enfoque a crítica dos males nela descrita por estes serem em si só corruptos heréticos e blasfemos. Mesmo que em apenas num livro mencione um suposto encontro do protagonista com algo que seria Deus (Síndrome Celestial), mantenho o mesmo assunto não negligenciado nas suas inspirações, mas abordagens que escapem qualquer possível blasfêmia que seja de minha parte, ao contrário de franquias como 'Operação Cavalo de Troia' que intencionalmente revisita Jesus para apenas deturpar sua doutrina, o envolvendo em miscelâneas apostatas e contra todo respaldo arqueológico e bíblico.

Os principais temas intrínsecos a filosofia podem ser encontrados de modo oncológico numa cosmogonia teológica, das bases a filosofia moral, realidade, alma cultural, metafísica, existencialismo, destino, livre-arbítrio e mesmo aspectos científicos do qual em grande parte foram apenas "descobertos" oficialmente séculos mais tarde. Mesmo que nos pontos extremos futuro (profético) e passado distante (revelação da gêneses) sejam pontuadas por símbolos e metáforas que são objetivamente insondáveis por provas materiais, como achados arqueológicos dos tempos da antiguidade, a bíblia costura da história a subjetividade o que doutrinária pontua uma filosofia de vida. Todos esses temas que a bíblia fora pioneira são abordados nos contos de ficção e novelas de minha autoria.


Gostou? Comente, compartilhe, siga e clique nas propagandas para auxiliar o autor! Não aceitem imitações, custam caro ao trabalho do autor!

Nenhum comentário:

Postar um comentário