Páginas Sobre

quinta-feira, 14 de outubro de 2021

As Leis do Caos

Fractais como exemplo de padrões de regularidade no caos.

Muita gente ao associar os ideais anarquistas ao caos reproduzem o senso comum de que o caos como tal é o oposto a ordem e a lei. Porém, tal suposição não é apenas equivocada mediante as origens semânticas e filológicas do léxico como filosoficamente o caos possuem padrões  tanto como a harmonia os tem em regularidade. Ainda que tal suposição de leis não seja no sentido de precisão estas estão para a delimitação de padrões de comportamento quanto a seleção natural para a teoria da evolução.

A exemplo do experimento científico 'Universo 25' que sugere que a vida harmônica é programada para suportar um limite ordenado de indivíduos dentro de uma margem randômica, vindo a degenerar a medida do aumento volátil no crescimento de densidade populacional desordenado, pois o caos atua atenuado em áreas menos densas e todos seres estão suscetíveis as leis físicas, a exemplo das pragas e infestações. Elementos de reestruturações de alta densidade desigual por área, hermetização social, e grau do volátil são fatores determinantes ao caos tanto na física, natureza e sociologia a exemplo dos chamados círculos fechados de ódio, ditaduras, quadrilhas e seitas. As leis do caos abarca a todos e atendem sempre pontos de desequilíbrios cíclicos, a harmonia e ascenção, o ápice (densidade e intensidade) e o dissipar.

Do mesmo modo que supomos que o desequilíbrio é acarretado pelo caos podemos dizer que a desigualdade é seu catalizador, tanto econômica, social, de poder e direitos. Não por menos podemos observar esse fenômeno em comunidades carentes adjacentes, especialmente a de centro urbanos, donde culminam condições propícias a criminalidade por fatores iniciados na desigualdade dos moradores de classes baixas, sendo nicho comum as realidades que recrutam a criminalidade àqueles que destituídos de direitos e oportunidades iguais tem apenas no caos do crime a oportunidade de ascensão.

Curiosamente esses nichos de ciclos viciosos sociais geram estruturas geradas a partir da desigualdade que as compele ao gerar organizações criminosas ordenadas num grau de fechamento volátil elevado.

Dentre estes podemos assim perceber que no cosmos e harmonia há padrões de regularidade enquanto no caos o oposto, padrões irregulares que perfazem comportamentos análogos a randômica de elevada variabilidade, sendo na entropia ou termodinâmica. Enquanto o padrão de regularidade apresente uma margem de previsibilidade maior por ser mais estável, o padrão de irregularidade tem a precisão menor e mais restrita, como a diferença nos estudos da previsão do tempo e o estudo das mudanças climáticas ou fenômenos do clima de periodicidade maior como El Nino.

Todavia os dois estados apresentam padrões que podem ser lineares ou não lineares, o último quando o fator de estopim de um desequilíbrio excede a causalidade direta acarretando em padrões de irregularidades em intensidade, tanto como de variabilidade maior e precisão menor, enquanto os padrões lineares ao se aterem diretamente as causas sazonais ou de interferências diretas do homem nas mudanças climáticas podem aumentar o número da incidência de padrões irregulares, sendo este porém um padrão linear de causalidade direta. Todavia, algo de efeito direto maior, como um supervulcão ou asteroide podem apresentar uma mescla perniciosa desses padrões. Por exemplo, as pandemias originadas no desequilíbrio são partes cíclicas do caos como reação do biomas para tornar sua harmonia original. Ainda que o percentual de infecção seja o mesmo o número de mortes aumenta em razão ao número populacional levando em questão fatores intrínsecos as condições de vida, hábitos sociais de higiene, desigualdade econômica e densidade populacional evidenciando que a peste não é o desequilíbrio, mas o efeito disso. Parte de causa direta do ser humano, sendo padrão regular ou irregular. Assim percebemos que são os seguintes tipos de padrões:

- Padrão de regularidade e padrão de irregularidade.

- Padrão linear e padrão não linear.

Apenas mediante pontos de padrões irregulares (que sempre serão assimétricos como toda desigualdade) com o aumento de variabilidade do caos este sempre será a curto ou médio prazo na compreensão de que o fluxo do tempo segue um padrão de regularidade constante e ostensiva a longo prazo. Tal fomenta a possibilidade de estruturas organizadas de informação e matéria ainda que, em parte, padrões irregulares assim levem a seu contrário favorecendo o harmônico cosmos. Os padrões irregulares são como ondas de impacto em intensidades diferentes num rio e os padrões regulares o próprio fluxo desse rio. Do mesmo modo que o ditado diz 'após a tormenta vem a bonança' percebemos intuitivamente essa verdade, nenhuma tormenta é eterna, ainda que se suceda na eventualidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário