Páginas Sobre

segunda-feira, 18 de maio de 2015

Trecho de 'A Formação do Ethos pela educação e suas deficiências no Brasil'

A monografia, Tese de Conclusão de Curso de Pedagogia de Gerson Machado de Avillez tem a pretensa de não somente demonstra o poder transformador da educação formal e informal, mas busca sistematizar o ethos ao classifica-lo em idades específicas com características próprias. Porém, padrões onipresentes temporalmente parecem ser comum ao mesmo. Segue abaixo um trecho da monografia:

A história humana tem padrões incomum em todas as épocas e em todos os ethos, por exemplo, pode-se resumir de modo simples a história como a sucessão da luta pelo poder onde o protagonismo da dominação vigente se sucede ao longo da história rotativamente, ao previsto pela luta de classes de Karl Marx. Os poucos aspectos positivos e originais da história é na história da ciência e filosofia mas a atribuir outro "clichê" comum ao mesmo, a de que seus pares sempre são perseguidos sem justificativas coerentes. Notável observar que os medíocres estão declinados a ter uma vida muito mais tranquila dos que se resignam a se submeter ao comum revolucionando o pensamento e o conhecimento de alguma forma. Todas verdadeiras molas propulsoras da humanidade estão orbitadas por aproveitadores e algozes por vezes numa relação anulativa e(ou) parasitoide. Essa característica tem uma relação comum a ponto ancestral do ethos, do estado primitivo inerente a condição da desacerbação de sobrevivência.

Podemos citar inúmeros nomes de personalidades que seguem esse padrão comum de perseguição, de filósofos, cientistas a lideres espirituais como Jesus Cristo de Nazaré.

Os clichês, arquétipos e esterótipos cinematográficos são reflexos do Ethos vigente, não oposto, são representações coletivas pela cultura de anseios e esperanças, o heroísmo demonstra-se como a emergência ante uma deficiência do ethos ou por uma catástrofe que assim o afete. A medida que esse ethos apresenta variações a cultura reflete tais características por formas de representações moralizantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário