Páginas Sobre

terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

Teologia da ficção: 6 regras dos universos de ficção

O reino da imaginação, dentro da mente humana, é o único lugar no universo real o qual podemos criar arbitrariamente o que quisermos, com as próprias leis, histórias e personagens. Algo que já havia explorado no livro 'Neuroversus' onde realidades alternadas mesclam-se com a ideia de uma realidade própria, mental. Universos de ficção.
São inúmeros os universos complexos de ficção que impressionam pela riqueza de detalhes, personagens e histórias. De Star Wars, Star Trek, universos Marvel à Terra Média e LOST, alguns universos impressionam não somente por seus habitantes mas de como uma mente criativa conseguiu cria-los.
Todo verdadeiro autor que se prese, pensa como Deus quando se trata de suas criações, por mais humilde que seja. Pois o mais perto que o homem chega de ser Deus é criando ainda que seja a ficção. O processo criativo é uma loucura, pois para liberar o gênio dentro de si requer uma dose de loucura e rebeldia.
As regras abaixo são onipresentes e baseadas na relação implícita do autor com suas histórias de modo que pode soar egocêntrico ou narcisista. Como se diz, somos pais do que criamos, não donos como do que possuímos. Não podemos dar o que não somos donos, mas autores, pois ainda se um pai desse seu filho ainda assim continuaria a ser pai.

1 - Todo universo tem que ter Deus, caso contrário a criação não tem criador (autor). Não existem universos da ficção que sejam ateístas por isso

2 - O deus (autor) desse universo é todo bondade e rarissimamente mata suas criações bondosas (exceção: George Martin);

3 - O deus (autor) desse universo realiza incursões breves como figurante ou em referências dentro de sua história, podendo ter papel de importância aumentada de acordo com o tipo de história (Stan lee, em seus filmes);

4 - Nunca, nada, nem uma de suas criações será capaz de mata-lo, pois é deus, deus não morre;

5 - As leis da trama desse universo são invioláveis e imparciais de modo que nem mesmo o autor-deus é capaz de altera-las após aplicadas, afinal, Deus não se contradiz. Essas leis pode burlar leis físicas simples de nosso universo real.

6 - DNA do universo: Os universos muitas vezes se passam literalmente na mente do autor-deus de modo que frequências referências de sua personalidade e gostos são refletidas nele. Toda ficção é a transposição da mente do autor a língua escrita, originalmente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário