Páginas Sobre

terça-feira, 29 de dezembro de 2020

Artigo de Destaque Na Obvious

Dentre os artigos selecionados no fin de dezembro no site obvious lounge consta meu artigo de una resenha feita por mim nos tempos da faculdade sobre o aclamado livro '1984' de George Orwell que impressionou pela precisão das críticas a uma elite dominante singularmente cruel. Clique aqui para acessar a leitura do mesmo.


Orwell, meu profeta não bíblico predileto, num dos livros mais importante de todos os tempos depois da Bíblia, 1984, profetizou do relativismo como predomínio da subjetividade dos dominantes sobre a realidade objetiva, do cinismo maniqueísta na criação de inimigos inexistentes, do eterno estado de adversidades e conflito, renomeação semântica através da novilíngua, à prisão da sociedade panótipca, deveras compreender a inspiração de meu pseudônimo.

Ocultar o erro intensional e sistêmico e protege-lo, ocultar o talento é condena-lo. Mas num mundo onde apenas se expõe de modo caricatural as vítimas em suas fraquezas, os verdadeiros vilões como num ilusionismo expõe  apenas o que é bom pra si. George Orwell compreendia bem isso.

Nesse universo onde a ficção fala mais verdades que a realidade e a  história remodelada contra os fatos aos interesses egoístas da elite dominante, compreendemos o poder crítico de '1984' onde a humanidade como conhecida é sistematicamente desconstruída a algo vil e subhumano na destituição de si mesma. Um mundo onde tudo que é feito será sobre os olhares e permissão do 'Grande Irmão'. A obra esservera a ideia de uma versão aprimorada e amálgama do nazismo ao mesclar de modo perverso, despropositado e cruel elementos de outros governos totalitários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário