Páginas Sobre

quinta-feira, 7 de novembro de 2013

As pedras que se movem sozinhas

No leito de um rio seco Racetrack Playa num ponto remoto do Parque Nacional do Vale da Morte, Califórnia, pesadas pedras parecem se mover sozinhas do dia para o noite, pedras que chegam até a 320 kg. Frequentemente atribuída a brincalhões, alienígenas ou até mesmo campos magnéticos não há quaisquer testemunhas de tais pedras terem se movido. Ainda que outras teorias formuladas por cientistas como da influência da poeira e mesmo o vento sobre as pedras as teriam movido, nada ficou comprovado até o presente momento.


Não há nenhum fenômeno conhecido que explique o movimento das pedras, mas ao meu ver a única possibilidade seria de que algum tipo de anomalia seria capaz de alterar o campo gravimétrico local. Naturalmente não há nada conhecido ou parecido com isso na Terra, de modo que mesmo o objeto mais denso na Terra (um asteroide cuja massa por ser tão pesada ninguém foi capaz de mover do lugar) seria capaz de alterar tal campo o que implicaria num tipo de distorção similar a de um buraco negro ainda que em menor escala. Alguns exemplos semelhantes - e não menos inexplicados - podem dar uma ideia do que seja a exemplo do Triangulo das Bermudas. POrém, o que deve ser observado são padrões de direcionalidade em que seguem as pedras mediante seu tamanho de modo que se não seguir um padrão comum denotará não o ser, notado as pedras seguiam direções comuns de até 250 metros normalmente retos ou quando não com leves curvas combinadas o que indica um ponto para o dito fenômeno. Algo que poderia justificar isso seria o fato de que a região por ser muito ativa sismicamente de alguma forma campos magnéticos criados pelo atrito subterrâneo de rochas poderiam alterar campos inclusive gravimétricos, naturalmente uma hipótese demasiada exagerada, mas ainda assim hipótese.


Um cientistas da NASA, Ralph Lorentz, analisou o lugar em comparação a fenômenos meteorológicos com a de um lago Ontario Lacus da lua titã para analisar como as pedras poderiam se mover sobre a superfície do lago levando a conclusão de que as pedras poderiam ter congelado e o gelo ante o solo lamacento com o fim do inverno poderia favorecer o movimento delas com o vento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário