Páginas Sobre

sábado, 1 de dezembro de 2018

Poder para poder, Poder pelo poder

"O poder tende a corromper, e o poder absoluto corrompe absolutamente, de modo que os grandes homens são quase sempre homens maus."
John Dalberg-Acton, 1.º Barão Acton

Poder é a única razão de todos erros e desigualdades humanas pelo exercício por si só em seu acúmulo como fim e meio. Mesmo o erro se torna o anabolizante do poder, pois ele será apenas maior se também puder cometer o erro, não apenas o certo que é limitado a si mesmo, na lei, ética e moral. Mesmo se puder agir contra a lei esse poder é maior ao contrário daquele que apenas pode fazer o que a lei permite. Disso nasce a destituição da lei como mando a todos ante aqueles que mandam quando a lei deixa de mandar levando ao ditado "manda quem pode, obedece quem tem juízo". A sociedade logo decai entre os que mandam e os que obedecem, entre os que comem ou são comidos ante aqueles que cobram, mas nunca podem ser cobrados pois nunca pagam a lei ou a quem devem, mas o oprimido não pode se negar a pagar seja qual for o preço imposto, cedo ou tarde. Ora, o poder é maior apenas quando não aceita dever nem o dever, pois se deve ele deve ser limitado a dívida, dívida que justifica o poder sobre os endividados. As palavras se enclavinham na corrente do poder podre como controle sobre a liberdade alheia para este poder ser mais.

A desigualdade entre os que podem e não podem é a origem única discriminação, pois mesmo poder ser respeitado é um poder assim como poder exercer seus direitos antes aqueles o qual o mando se potencializa acima da lei, logo contra o direito alheio. O dinheiro que definido como poder capital permite muito mais que o pobre, pois o rico pode viajar a qualquer lugar do mundo a qualquer hora, o rico pode pagar uma prostituta de luxo, o rico ter um atendimento melhor em estabelecimentos de primeira, o rico pode ter as melhores roupas, carros, mansões pois o dinheiro lhe dá esse poder. Tudo tem raiz dos que querem poder fazer tudo ainda que contra o direito alheio para ter poder. Poder para poder, poder pelo poder afim de ser poderoso que significa poder sem quaisquer restrições. A maldade e a desigualdades são filhas gêmeas do poder corrupto. Ao oprimido resta lutar pelo poder para poder sobreviver.

Nenhum comentário:

Postar um comentário