Páginas Sobre

sábado, 27 de outubro de 2018

A Hipótese do Universo Mental

A proposta amplamente discutida no livro de ficção 'Neuroversus' demonstra a essência da ideia de um 'filoverso' de onde advém a ideia de filoversismo ao propor a ideia de um um 'verbo' criador, ou seja, algo que do imaginário torna-se real. Naturalmente as inspirações são de base bíblica.

Experimentos científicos indicam que nosso cérebro trabalha com mais dimensões que as presentes no universo físico, algo similar a premissa da teoria das cordas, mas e se a mente for capaz de realmente criar um universo imaginário interior tão real quando o exterior? A proposta ao contrário da ideia do Cérebro de Boltzmann não propõe que a percepção sensorial do exterior seja inerente ao interior de uma autoconsciência ante a inexistência do universo exterior, mas que apesar da percepção sensorial do exterior a percepção interior não corresponde integralmente a esta assim como conjecturas dedutivas sobre um futuro próximo nunca corresponderam a realidade com precisão. A hipótese do universo mental propõe que isso ocorre pois quando a mente apresenta um universo próprio ele nunca será exatamente igual ao universo exterior o qual pertencemos assim como a subjetividade e interpretações da realidade ou verdade objetiva nunca corresponderão exatadamente as mesmas denotando a explicação do motivo de cada qual ter 'uma verdade' para si. Similarmente ao solipsismo esse 'universo' não é mensurável diretamente por ser parte do subjetividade, mas apresenta uma coesão de variáveis as memórias experimentadas de seu portador no universo exterior a exemplo dos sonhos. Seria como uma versão humana da ideia de um 'universo mental' resultante da consciência de Deus o qual se pertenceria, ou seja, universos dentro de universos. Ou se a mente tem contato com universos paralelos como parte integrante de sua consciência pois ao se compreender o livre-arbítrio se trata inerentemente de variáveis somente de existência plausível em mundos alternativos similarmente como se trata algumas condições da física quântico a exemplo do princípio da incerteza de Heinsenberg. 

A mente ao tomar decisões reflete nas possibilidades derivadas dessas alternativas de maneira a criar imagens mentais do resultado dessas decisões possíveis como indicativo de que a liberdade nasce dentro da mente humana, mas literalmente como insights de uma realidade paralela o qual, no entanto, mesmo as escolhas tomadas os resultados não correspondem exatamente o concebido por esse universo mental, o mesmo capaz de criar universos ficcionais o qual somos 'deuses' soberanos como autores a vivacidade da criatividade partiria assim de uma maior complexidade desse universo concebido exteriormente como imaginário, o qual a depressão e mesmo a morte psicogênica demonstram-se um gradual estreitamento negativo dessas possibilidades mentalizadas resultando o pessimismo, como resultado de condições abioticas de vida social. A convergência de eventos exteriores negativos que compelem ao pessimismo coincidem gradualmente no mundo interior levando sempre a eventos de possibilidade comum que como um buraco negro traga vidas na sua própria psiquê criando uma separação ou morte desse mundo interior o que culmina na aboulia. A exemplo dos loucos ou passionais apresenta-se um universo excêntrico que se afasta em similaridade do universo exterior.

Trecho de 'Cronogenises' de Gerson Avillez

Nenhum comentário:

Postar um comentário