Páginas Sobre

quarta-feira, 17 de junho de 2015

Deus, vos escrevo uma carta...

"Deus, vos escrevo uma carta... Vos proclamo um apelo...
Ao sentir o mister da sete artes humanas, de sua ciência tão formidável, sua tecnologia, sua ética, peço a Deus, no Juízo final que as julgue igualmente como obras de suas mãos, pois elas vieram de bons sentimentos e promoveram bons resultados, pois seu Filho não conheceu a todas elas.
Desejo que Deus veja acima de todas atrocidades, matanças, covardias, furtos, hipocrisias, guerras, violência, traições todas as coisas bonitas que a humanidade fez ao longo de sua breve história em escala astronômica, ouça todas as de todos os gêneros musicais, olhe todas pinturas, fotos, desenhos, cinema, leia todos livros e versos, reflita todas filosofias, interprete suas ciências como um ato solitário, sem Deus, de procurar Sua verdade.
Que ele olhe para suas histórias, e as vezes que o homem olhou para os céus O procurando, sentindo-se só, órfão, que Deus sinta seu amor que moveram a cada criação, à seus atos heroicos que trouxeram fé ao povo, ao fraco e oprimido. Mas que Deus, sobretudo, sinta como o homem sentiu pois Ele criou uma criatura criadora que como ele é criador.
Que seu juízo seja feito sobre a epopeia épica humana uma sucessão não somente de cair, mas se levantar, não somente de pecar, mas se redimir, não somente de se tornar arrogante, mas humilde ao reconhecer sua condição falha e imperfeita, mas sobretudo compreender que, o ser humano, flertou com a perfeição não somente pela humildade, mas pelas sete artes e ciências que criou.
Que Deus olhe toda caridade com suas demais criaturas pois elas também são de Sua autoria assim como sua Fé que moveu o renovo de multidões por séculos. Que Deus sinta todos paladares de sua culinária, ouça todas as línguas desde Babel, sinta todos odores de perfumes que o homem criou, sorria com cada sorriso sincero e pueril, sinta suas dores como seu Filho sentiu, que torça pelos seus melhores esportes, que olhe na cartilha penal e constitucional de todas as nações e as julgue também por isso, que, Deus, ao fim de seu julgamento com seu veredito avalie todas as culturas, todos seus Ethos, todos seus progressos, toda diversidade que nos faz tão complexos e singulares e que diga, por fim, que somente queria declarar seu amor por sua mais completa criação, o homem e a mulher."

Carta póstuma de John Octavios na Caixa de todos povos, 'Sombras dos Tempos' de Gerson Machado de Avillez

Nenhum comentário:

Postar um comentário