Páginas Sobre

sexta-feira, 19 de maio de 2017

O Futuro Existe!

O trecho a seguir está contido no começo do projeto literário 'Fantasmas do Futuro' como um indicativo filosófico dos acontecimentos posteriores na novela. Proferido numa palestra de apresentação de um dos personagens centrais do livro explana algumas das ideias centrais do livro e das hipóteses postuladas pelo autor ao longo de seus livros. Fragmentos das ideias propostas salpicam a toda obra do autor ao discutir questões comuns a Filosofia assim como da ciência

"O futuro existe. Não podemos prever com precisão a extensão de uma tempestade de verão, mas podemos prever as estações do ano onde ela pode se inserir. A previsão do tempo é o mais perto que a ciência chega de ver o futuro, na realidade prevendo variáveis. Similarmente a série de elementos possíveis dentro da configuração de nosso livre-arbítrio que exprime variáveis e nuances não afetam determinado destino final, pois independente do que acontecer sabemos que após o domingo virá a segunda-feira. Similarmente a uma corda que ao ser esticada cria-se variáveis, mas não altera o destino final e começo, o caos a curto prazo é intenso e imprevisível, mas em longo alcance atinge aspectos cósmicos de harmonia e equilíbrio similarmente ao dissipar de ondas num rio que nunca muda facilmente seu curso. Tanto no espaço como no tempo o dissipar do caos em ondas no curto espaço e tempo é volátil, no longo dissipador tornando ao destino original e inexorável o que indica que o leito existe, ainda que toda água do rio não tenha atingido seu destino definida graças a linearidade imposta pela seta do tempo justamente determinante do inexorável. Como no espaço existe o atrás e o a frente, o tempo é uma via completa o qual a extensão e variáveis são determinadas pela entropia. Alguns pontos desse rio são mais turbulentos de modo que a correnteza da seta do tempo é inexorável outros as ondas podem, no entanto, ir a outro sentido pois torna-se possível romper a 'correnteza do tempo' e seu constante rumo ao futuro."

A trama gira em torno da apresentação experimental de uma possível viagem no tempo que ao dar errado pode por em jogo muito mais que a empresa que a produz, mas o próprio curso da humanidade ao supostamente não completar um destino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário