Páginas Sobre

sexta-feira, 12 de maio de 2017

Deum Conveniendum: Temas Polêmicos da Bíblia

 Como teólogo cristão Gerson Avillez desenvolve um projeto literário de não ficção o qual discute seus principais ponto de vistas teológicos e bíblicos, dentre eles alguns dos temas  mais polêmicos como o machismo na igreja tal como o homossexualismo, sob a perspectiva teológica. Leiam abaixo!

Dentre os temas mais polêmicos da cristandade seria a do homossexualismo, prática o que primeiro devemos deixar claro, Deus não condena o homossexual, mas a prática, assim como o cristão deve amar o gay, mas não o homossexualismo dele. O que se diz é que o ser humano já está condenado desde sua queda do Éden restando a ele buscar a redenção para ser salvo. Os motivos da condenação espiritual dessa prática tenha raízes na demonologia, há demônios e deuses pagãos que promoviam a prática na antiguidade, como Baco, Dionísio e outros demônios a figuras mais atuais que dizem ser o próprio Satanás. Por isto aconselho a quem é gay que não escolha o cristianismo, pois os dois são incompatíveis. Seria como ser umbandistas e crer no batismo com espírito Santo, mas como se sabe há muitos casos de terreiro o pai de Santo se torna homossexual por causa da entidade, mas nunca pelo Espírito Santo.

Daí muitas seitas e religiões defendem a prática da homossexualidade, não o homossexual, por ser uma questão de doutrina ou crença enquanto o cristão deve ser ao contrário, defender o homossexual, mas não o homossexualismo. Já que uma vez que Deus não gosta de compartilhar sua adoração com outras entidades não é sensato, mesmo porque algumas adorações são personificadas muitas vezes não somente pelo ritual formal, mas pelas práticas cotidianas, e isto vale tanto para o cristianismo quanto outras religiões, daí elas serem norteadoras do comportamento e moral tornando difícil dissociar cultura de doutrina. Seria como uma guerra espiritual o qual deuses disputam a humanidade por seu comportamento, cada qual associando a um destes. Mas há comportamentos neutros que quando não se adequam a deuses e demônios opostos ao Deus bíblico não seria espiritualmente proibitivo.

Por decorrência disto muito a igreja como centro conservatório tem sido acusada em sua condição patriarcal de machista. Frequente alvo de grupos feministas eventualmente alguns abusos realmente são perpetrados pela decadência moral da instituição além de um modelo que evidentemente coloca o homem com privilégios acima demonstrando-se defasado em relação a sociedade atual.

O contexto cultural em que se insere a bíblia no período em que fora escrita é da androcêntrica permeada por quase toda humanidade da antiguidade, não sendo algo exclusivo da sociedade de Israel. Porém, enquanto os fatores culturais eram passados por histórias bíblicas, doutrina e cultura se mesclam ainda que a exemplo dos dez mandamentos não se faça quaisquer distinções entre gêneros sexuais. Por isso deve se separar a palavra de Deus a do autor que está inserido em determinada cultura ainda que este transmita a palavra dEle, de modo a tornar possível discernir cultura de doutrina, caso contrário as mulheres teriam que cobrir as cabeças até hoje dentro das igrejas.

A igreja fora fundada dentro dessa realidade culturalmente machista de modo a reproduzir os aspectos do homem como centro poder humano mesclado as doutrinas, ou seja, a instituição religiosa reproduz parte da cultura da época em que foi fundada.

Trecho de  'Deum Conveniendum' de Gerson Machado de Avillez

Nenhum comentário:

Postar um comentário