Páginas Sobre

terça-feira, 18 de abril de 2017

Horizonte de Visão Intemporal

Abaixo um trecho do último conto de 'Cronomancer' onde se discute a filosofia por de trás da hipotética tecnologia que dá nome ao livro, algo supostamente ver além no 'Horizonte de Visão Intemporal' que compreende como uma variável do conceito de Horizonte de Realidade, de Gerson Avillez.

Horizonte de visão intemporal: O ser humano é capaz de "ver" apenas pouco tempo a frente do presente, essa visão nebulosa se torna gradualmente mais nublada a medida que avança a frente de seu tempo até desaparecer as densas névoas de uma cegueira intemporal. A visão em questão primeiro parte do reflexo, o grau intemporal mais próximo ao presente, depois a dedução, a intuição e em raros casos a premonição e profecia. Mas a ciência nunca fora capaz de compreender isto não saindo dos estudos dos reflexos.
O termo previsão vem já junção de pré e visão, ou seja, uma pré-visão de algo além do tempo presente, uma prévia até ser realmente visto por vias sensoriais. Os sentidos sensoriais sempre estarão fadados a estarem presos no presente, todavia a mente não. Mesmo a nível instintivo a mente prova isso através do medo, por exemplo, um nível além do reflexo esse instinto compele a reações mediante uma possibilidade incógnita de perigo percebido justamente pelo 'e se' não reagir de forma proporcional, ou seja, o cérebro forma em sua mente acontecimentos futuros prováveis ante a situação de risco eminente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário