Páginas Sobre

sexta-feira, 30 de junho de 2017

Trecho de 'O Código do Caos'

Abaixo separo um trecho do futuro projeto literário 'O Código do Caos' de Gerson Machado de Avillez:

A explicação para os motivos da estabilização do crescimento da população mundial é o mesmo que se aplica a outras espécies e fenômenos, caos. Para se compreender temos que pensar como o caos se desdobra no espaço e tempo, como onda. Toda onda é um desequilíbrio provocado por uma causa inicial não harmônica de modo que mesmo a natureza submetida as forças físicas do caos tende a se dissipar harmonizando-se novamente, quanto maior a amplitude de uma onda, menor sua intensidade. Creio que assim padrões podem ser percebidos em seu alcance com tendências circulares principalmente no tempo a fomentar determinadas sincronicidades sem relação direta que se tratando de um fator de desequilíbrio está fundamentada na parcial ausência de proporção.

Proponho assim afirmar que a explosão populacional humana - assim como outras espécies denominadas como peste - é um fator de desequilíbrio de modo a estar relacionado e submetido a essa força física ondular do caos de modo que seu ápice dará lugar a uma gradual queda por fatores de dispersão. O mesmo fenômeno poderia ser observado igualmente a epidemias e de igual modo pandemias explicando por qual motivo a peste bubônica não acabou com sociedades inteiras, afinal entende-se que a pandemia era uma forma de desequilíbrio estando assim semelhantemente relacionado a fatores caóticos.

Poderíamos então denominar similarmente eventos aparentemente síncronos na história humana, algo semelhante ao comportamento de massas, mas em eventos históricos, algo que escritores de realismo fantástico como Jacques Bergier observava os resultados como gravitação de eventos. Tudo são ondas e tudo que são ondas é caos. Em última instância há um código para o caos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário