Páginas Sobre

sábado, 10 de junho de 2017

Cultura Letárgica e Acrítica

Toda cultura tem valor, mas quando ela agrega reflexão e crítica tem poder transformador. Desse modo percebemos que a exemplo dos esportes como eles promovem a inclusão em comunidades carentes de modo similar ao futebol, assim como o carnaval como livre manifestação do povo. O problema é que são culturas que pouco agregam politicamente, estabelecendo efeitos pouco críticos em seus participantes. O futebol leva a um fanatismo acrítico que é redundante a realidade, não conheço obras sociais de torcidas jovens muito menos torcedores fanáticos que militam uma causa relevante. Já o carnaval parece permeado pela promiscuidade e violência onde o alcoolismo é comum, mesmo os famosos bate-bolas surgiram como seguranças das escolada de samba armados com facões resultando em frequentes mortes.

O problema é que culturalmente o Brasil se interessa a grosso modo apenas por pés e bundas, enquanto em outros países há uma cultura literária não somente de leitores, mas de produção o intelectualismo não é inerente a cultura brasileira. De modo que todos querem ser inteligentes, mas a maioria repele a essência da inteligência, o antintelectualismo é um fato preconceituoso em nossa sociedade, uma cultura que se cultua mais o corpo do que a mente. 

Os funks oriundos das comunidades carentes exaltam o sexo e a violência, poucas vezes expressando críticas sociais como a exemplo do rap ou o rock. Se prefere ir ao baile funk do que protestar contra a corrupção.



A condição acrítica cultural do Brasil tem por efeitos uma clara letargia política onde escândalos de corrupção explodem todos os dias na televisão e a quantidade de protestos da rua são mínimos. Todos vão aos estágios torcerem pelos times de futebol mesmo que vencendo ou perdendo pouco mudará em suas vidas, mas nem uma fração desses vão as ruas para protestar contra a corrupção.
O senso comum e acrítico são resultantes dessa condição onde o engano pela ignorância é comum. A ignorância é árida a inteligência, somente o conhecimento constitui sua fertilidade, mas num país sem hábito cultural de leitura esse conhecimento dificilmente chegará a maioria da população. O problema do Brasil então se torna a cultura do estupro, a cultura da corrupção...

Nenhum comentário:

Postar um comentário