Páginas Sobre

quinta-feira, 31 de julho de 2014

Antropatia, exemplos de possessões coletivas

Carl Jung parecia presumir os antecedentes da teoria de meme de Hawkins onde o termo "demônio" era atribuído a ideias que penetram a mente e assim se dissemina. Exemplos por esse mesmo notório psicólogo ex-amigo de Freud por divergências posteriores foram dadas, o III Reich seria o mais veemente exemplo de resultado de uma possessão coletiva do demônio nórdico chamado Wotan. E realmente isso perpetua-se como a ideia de um meme assim como a premissa de 'Adormecidos' coloca similarmente Anil onde o futuro não se distingue dos sonhos, ainda que neste caso, a de Wotan segue elementos muito mais aproximados de uma doença psicológica coletiva por atuar num alma cultura ou consciência coletiva, uma antropatia.
O livro 'Ars ad Speculum' praticamente "profetiza" sobre esse pressuposto onde a psiquê, neste caso coletiva parece se intercalar com a proposta literal de espiritualidade onde ideias ganham vida por padrões do comportamento negativos.
Seria acaso ou mera invenção do autor que vos fala? Evidente que determinados tipos de comportamentos dentro da antropologia não poderia identificar a inferioridade ou superioridade de uma cultura quando a mudança de comportamento a algo nocivo para ser indicativo a uma sequência de crimes e impunidade pandêmicas ou endêmicas a exemplos de países corruptos e dominados pela miséria.
Ainda que determinados tipos de crenças poderiam propriamente perpetua-las assim como a dos demônios propriamente ditos, como Shiva, Kali entre tantos outros.
Uma olhada pela demonologia percebe-se não somente como ela cruza-se com a cultura popular como muito de seus demônios carregam em si a própria ideia de moléstias, crimes, violência e etc de modo que a relação de Jung com demônios numa possessão coletiva fora o caminho natural para essas premissas serem relacionadas e verdadeiras e que pela degeneração e falência moral são facilmente notáveis justificando o termo antropatia. Assim como cada povo tem seu santo padroeiro, estima-se haver cada qual seu demônio a assombra-lo e por isso não é incomum ver personagens mitológicos serem demônios.

Trecho do livro 'Kriptus: A Ciência d Desconhecido', para adquirir um exemplar clique no link:
https://clubedeautores.com.br/book/136469--Kriptus?topic=realismofantastico

Nenhum comentário:

Postar um comentário