Páginas Sobre

quinta-feira, 6 de janeiro de 2022

A honradez da Integridade

7 princípios do Bushidô, código de honra dos Samurais.

O código de honra é a virtude institucionalizada pela tradição, um percursor da ética a filosofia de vida. Não tem hierarquia a não ser a si mesma, não tem exceção senão contra seu oposto. É dura, mas justa, e por isso apenas sofre a si mesma caso a quebre. Por isso apenas a integridade e isenção conhecem a honra.

A integridade não é sobre nunca errar, mas ter humildade em reconhecer em si mesmo o erro que não deseja sofre-lo, é a capacidade de autocorreção, autocrítica e arrependimento.

O resto é despotismo, mesmo travestido do oposto, pois no mundo de hoje os fariseus pós-modernos do relativismo e duplo padrão moral usam sempre os mesmos práxis apoiado no pilar da impunidade, a da ostensiva propaganda, sendo acusatória sobre alheios do que os mesmos fazem em agravo, e das cobranças. Normalmente estas todas estão associadas no mesmo mote como partes do mesmo todo, o erro apenas existe no opositor o qual as atenções de suas próprias falhas, crimes e erros são desviadas ou justificadas sobre um inimigo que vise legitimar seu moralismo ainda que seus erros sejam de gravidade intencionais e por excesso em tons hediondos de cinza. Com estes não há progresso social ou econômico pelo bem comum, mas progressão despótica desse utilitarismo egoísta e unilateral a pretextos de variáveis sofismas.

A honra e ética assim perfazem a diferença entre o curioso observador e o fofoqueiro, é que o primeiro busca aprender e chegar a verdade e justo, o segundo acusar e manipular. A diferença entre o exibicionista e quem dá testemunho de vida, é que o primeiro é hipócrita e vaidoso, o segundo íntegro em caráter ao ser o mesmo visto do que não visto. A diferença entre moralidade e os hipócritas moralistas.


Gostou? Comente, compartilhe, siga e clique nas propagandas para auxiliar o autor! Não aceitem imitações, custam caro ao trabalho do autor!

Nenhum comentário:

Postar um comentário