O termo 'escória' advindo do hebraico significa refugo, advém de um procedimento oposto ao da adulteração ao tirar a impureza de metais valiosos como do ouro. Similarmente ao joio ante o trigo permanece junto assemelhando-se ao trigo, porém sem seu valor produtivo e nutritivo. Disso, como a erva danosa impede que flores e plantas deste tipo cresçam a ideia desse conceito a sociedade se refere originalmente como elementos perniciosos que os contaminem. Ainda que hoje esse argumento seja usado para discriminação a pretexto preconceituoso, não por atos e frutos condizentes, a contratação é a crítica ao poder incendiário da males podendo comprometer o todo.
Uma vez que antes havia códigos de honra e as virtudes, a ética hoje surge como a forma destas atualizadas as circunstâncias. Sua prática pode ser cristalizada através da constituição base da lei, do qual o práxis apenas é pleno através da integridade e isenção. Seus antagônicos na destituição de honra e qualquer virtude, muito menos ética terão (profissional ou social) como síntese torpeniilista de todos os tipos despóticos, tirânicos, totalitários. Mesmo ante a moral mais espontânea esta declina ao moralismo que destituído de quaisquer valores civilizatórios apenas custa caro as vítimas. A beleza socialmente estática do código de honra dos samurais pelo qual viviam e morriam pelo que defendiam, entram no oposto, sendo elástico apenas na esquiva covarde de tais preceitos isentos e integrais, a exemplo mesmo da ética. Disso a substituição da substância inerentes de tais valores pela hipocrisia do aparente, do qual todos erros incivilizados se aglutinam em barbáries apenas arraigadas na vontade e desejos cruéis e do excesso, leva a decadência não apenas social como intelectual ao se tornarem sombras nebulosas na sociedade, por mais que insistam nas ilusões do oposto, não passando de monopolizações titulares que advogam falsamente o que não praticam, senão em exibição, ainda que a ferocidade do ódio e medo do terror psicológico adjacente seja normativo apenas sugerido.
Estes que vendem realidades hostis e conformistas ao nos fazerem creditar fatalismos (como da cultura do estupro e corrupção) apenas nos fazem crer na ilusão como as mentiras de se imporem como sendo o oposto. O rescaldo do despotismo e totalitarismo sempre irá assombrar por mais que seja condenado taxativamente pelo escrutínio público.
Nenhum comentário:
Postar um comentário