Páginas Sobre

quinta-feira, 26 de agosto de 2021

Racionismo Social: Quando Meu Maior Sonho é Sonhar


Quando mesmo a dignidade humana é destituída, o maior sonho passa ser humano, o maior sonho passa ser sonhar! Há um racionismo social instalado institucionalmente sob a alcunha da morosidade, burocracia e impunidade que veta o acesso e exercício pleno dos direitos constitucionais. Das limitações socioeconômicas o que sempre perfaz as minorias em todos os tempos é o grau de vulnerabilidade que delineiam os abandonados pela sociedade e humanidade em seus direitos básicos como o 'fraco e oprimido'. Tais não são apenas abandonados pela humanidade, mas da própria humanidade como execrado num ato de misantropia.

O racionismo social é uma doutrina de minimalismo implícito dos direitos sociais onde um direito é amputado ou penalizado pelo exercício de outro direito e vocação da mesma pessoa. É a ausência de direitos como reafirmação do privilégio desigual, alheio quando este ao deixar de ter (o que faz ou o seu direito) o outro passa a ter e o detém em seu lugar sem qualquer ônus pra si ou valia ao dele destituído. É da desigualdade permutada ao longo de toda história humana ao ser constatada desde a bíblia até as profecias apocalípticas da ‘Besta' determinada sobre 'pequenos e grandes, ricos e pobres, livres e escravos' (Apocalipse 13.16) que alimenta esse torpeniilismo da melancolia e depressão na ganância social encarnada através da avareza aos direitos alheios.

Se a felicidade por ser um sentimento consequente de condições e realizações do indivíduo também é subjetivo como todas emoções e sentimentos, e assim não padronizado ou determinado pelo exterior como os pesadelos na ausência de controle sobre a própria vida. Porém, se as vítimas ao perderem a autonomia de direitos e individualidade perdem a humanidade no condicionamento instintivo e bovino enquanto seus algozes viciados na extração de seu poder exploratório sobre estes igualmente ao serem destituídos de afeição natural e remorso. O racionismo social é a ração do fraco e oprimido em prol do caviar a nove talheres dos que disso se privilegiam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário