Venho não de hoje reunindo uma série de dicas ou regras para a escrita literária, compilando-as, sejam as minhas próprias regras a de autores diversos ou profissionais do ramo venho abaixo compartilhar algumas destas nesta postagem de utilidade pública a quem anseia aspirar para a literatura.
10 Dicas de construção de textos:
1 - Evitar de escrever parágrafos muito longos ou curtos (períodos).
2 - Evitar de desviar muito do foco temático central sempre sendo objetivo o quanto pode.
3 - Evitar expressões de dúvida como "eu acho" se não em conversas.
4 - O Tema proposto deve ser debatido de forma imparcial buscando fatos, informações e opiniões citadas de diversos pontos de vista de pessoas entendidas no assunto, mas nunca sob influência emocional mas sim racional, evitando a ambiguidade tirando-se uma conclusão ao fim do debate.
5 - Buscar sempre escrever de forma impessoal como citar-se na primeira pessoa do singular. Melhorar as descrições dos personagens (aparência).
6 - Evite repetições de palavras e cacófagos, assim como gírias e palavrões fora de contexto.
7 - Desenvolver o texto intercalando a revelação dos argumentos de modo gradual e relacionado seguindo relações de tese, antítese até o desfecho onde todos amarram-se na síntese, quer seja na funcionalidade interligada deste argumentos ou meramente das proposições de conflitos e divergências por vezes sendo contrário ao próprio argumento aparentemente.
8 - Pistas ao longo do livro que indiquem o rumo e conclusão do mesmo podendo ser visto sobre várias pespectivas quer subjetiva ou objetivamente como liberdade poética a revelar maior complexidade de adequação dando margem a interpretação e conclusão do leitor.
9 - Pesquisas aprofundadas sobre todos os temas abordados de modo imparcial assim como obras de ficção destes temas derivados. Credibilidade e erudição mínimas são requisitos para se apresentar quaisquer tipos de argumentos de modo convincente.
10 - Palavras aprender a utilizar: engendrar, deletéria, perfilou, envoltura, arquejo, alarido, burburinho, exultante, exasperado, Vociferou, ojeriza, inócuo, Absorto, Traz (trás), a ver (haver), porque (por que), Exasperado, desvelar, esquálido, execrável, Falseável, Insidioso, esfacelou e exímio, copiosamente, Sucinto, urge, perfilou;
7 Maiores erros do gênero fantástico na literatura por Roberto Pedretti.
1 - O abandono de arcos narrativos e personagens.
2 - Não prestar atenção a cronologia de sua historia.
3 - Respeita a coesão e regras do universo criado.
4 - Uso de pseudociência (impostura científica).
5 - Não ser leitor do gênero o qual escreve.
6 - O excesso de descrição.
7 - Inserir referências da realidade no seu mundo fantástico.
7 Regras para uma ótima ficção científica:
1 - Reúna elementos de filosofia e mitológicos como inspiração e base;
2 - Seja um universo rico principalmente em detalhes, dos personagens, as histórias desse mundo;
3 - Estes detalhes devem se cruzar completando-se como um mosaico a fim de dar profundidade e realismo a este;
4 - O nome de batismo de seus personagens que sejam referências a personagens reais e(ou) com significado de nomes de acordo com suas personalidades;
5 - As hipóteses científicas levantadas partem de princípios científicos reais e vão a um 'e se' filosófico;
6 - Quando num universo real, o nosso, a história preenche lacunas sem respostas da História;
7 - Que busque postular conjecturas e hipóteses sobre grandes mistérios do universo e da humanidade;
Veja seis regras de George Orwell para escrever bem, abaixo:
1 - Nunca use uma palavra longa quando uma curta resolver;
2 - Se for possível cortar uma palavra de um texto, corte;
3 - Nunca use a voz passiva quando puder usar a voz ativa;
4 - Nunca use metáforas ou comparações que já forem “lugar-comum” (e que, portanto, você já estiver visto inúmeras vezes);
5 - Nunca use um termo em inglês ou em jargão científico quando conseguir substituir por algo mais corriqueiro, simples de ser entendido;
6 - Se necessário, quebre qualquer uma dessas regras para evitar dizer algo que soe tosco;
Dicas valiosas de uma ganhadora do Pulitzer
A escritora americana Jennifer Egan ganhou o premio Pulitzer na categoria ficção em 2011 pelo livro "A Visita Cruel do Tempo". Ela esta na lista de autores entrevistados por Meredith Maran, que inclui ainda outros grandes nomes como Isabel Allende, Mary Karr e Walter Mosley, entre outros, para o excelente livro Why We Write e nos brinda com algumas sugestões para autores iniciantes. Entre elas:
- Leia ao nível que deseja escrever. A leitura é a nutrição que alimenta o tipo de escrita que você deseja criar. Se você gosta muito de Y, provavelmente sera difícil escrever sobre X.
- Fazer exercícios é uma boa analogia para a escrita. Se você não esta acostumado a exercitar-se, você sempre da um jeito de evitar. Se esta acostumado, lhe parece estanho e desconfortável quando não se exercita. Não importa onde você esta em sua carreira, o mesmo vale para a escrita. Mesmo quinze minutos por dia o manterão no habito.
- Você só poderá escrever regularmente se estiver disposto a escrever mal. Não é possível escrever regularmente bem. Você deve aceitar a escrita ruim como um aquecimento que o tornara apto a escrever bem.
Em resumo, escreva sempre que puder, pelo tempo que puder. Com o habito, vamos nos tornando melhores.
Nenhum comentário:
Postar um comentário